21 de dezembro de 2021 às 07:19
FALENCIA OU ESTRATÉGIA?
ITAPEMIRIM ESTRAGA FESTA DE
FINAL DE ANO DE MILHARES DE BRASILEIROS.

Diz o ditado popular: "desgraça
nunca vem desacompanhada", em 2020 e 2021, o mercado de turismo entendeu bem o
motivo deste dito.
Para fechar o ano, entre os amigos
secretos e jantares de confraternização, a ITA, anuncia encerramento das
atividades, causa demissões, confusões e muito furor entre os passageiros que
ficaram literalmente no chão do aeroporto.
Sem remorso natalino e sem delongas,
como fez AVIANCA, usou o método alopático, cortou na raiz, e terminou o que nem
começou.
Seguramente deve ser a menor
historia de uma empresa aérea. Tema curioso para uma investigação. Como uma
empresa monta um arsenal deste porte e na seqüência fecha as portas? A mesma
empresa que anunciou investimentos fora do Brasil? Estamos falando de uma CIA
AÉREA e não de barraca de hot dog.
Será mesmo que a ITAPEMIRIM,
empresa do seguimento de transportes rodoviários, há dezenas de anos em
atividade, errou a mão em abrir um novo segmento? Não acredito! E não coloquem
a conta para a COVID, este vírus não tem nada a ver com este erro e outros que
estão por ai no setor.
Eu sinceramente com meus
anos de experiência no mercado, aposto minhas fichas em mudança de planos, nos investimentos
e amadorismo por parte da ITA. Alias amadorismo sim pode ser colocado na conta
da covid. Varias empresas do setor apresentam aventureiros em suas lideranças
neste momento, e estes estão errando feio nas suas decisões.
O Brasil tem leis muito permissivas
para atitudes como esta, não seria a primeira vez que uma decisão de encerrar
uma empresa, usando o caminho da "falência" para lograr isenção, total ou
parcial, de responsabilidades fora utilizada.
Novamente, a conta do
retrabalho ficará com as agencias, agentes e funcionários de aeroportos, que
não recebem nada por isso, e quando ocorrem estes problemas, passam horas e
horas com clientes agressivos e descontrolados em suas mesas e balcões, sendo
ameaçados e sofrendo abusos físicos e psicológicos
Esta semana, um vídeo de uma
agente de viagens circulou por todas as redes sociais, nele uma atendente completamente
acuada e supostamente ameaçada dentro de uma agencia de viagens, agride
verbalmente a cliente, o vídeo deixa claro o descontrole generalizado que permeia
o turismo e que agora potencializou.
Que venha o novo ano, que já
trás na bagagem: as contas de 2020 e 2021 que ainda não foram pagas, impostos
atrasados, os reembolsos dos não embarcados, eleições presidenciais, dólar e
euro nas alturas, ações em queda e agora os passageiros da ITA sem vôo. Será
que dá tempo para algo mais em 2021? Já podemos abrir a Cidra e o Panettone do
Extra? Ah, corra para comprar, porque o Extra também esta fechando as portas.
Fonte: CLIENT